Alergias e Intolerância

Alergias e Intolerância

ALERGIA E INTOLERÂNCIA ALIMENTAR

Para o Conselho Brasileiro Sobre Alergia Alimentar (2018) “...alergia alimentar é uma doença consequente a uma resposta imunológica, que ocorre após a ingestão e/ou contato com determinado(s) alimento(s). Atualmente é considerada um problema de saúde pública, pois a sua prevalência tem aumentado no mundo todo”.

Na Alergia Alimentar o organismo reage combatendo o alimento como se ele fosse um agente agressor, envolve o sistema imunológico e apresenta como principais sintomas: erupções na pele; coceira; inchaço; dificuldade de respirar; diarreia; sangramento intestinal. Descobrir quais os alimentos responsáveis por desencadear os sintomas e os retirar da dieta é um dos protocolos mais utilizados e de grande eficácia.

‘Ao contrário da Alergia’, a Intolerância Alimentar não é uma doença, é uma Carência do organismo (Dr. Dráuzio Varella, 2018), o corpo apresenta dificuldades para digestão de determinados alimentos ou nutrientes, seus sintomas mais comuns que são: diarreia, náuseas e gases. Essa carência pode surgir em qualquer época da vida para alimentos antes inofensivos, assim como na alergia alimentar.